REGULAMENTO
REGULAMENTO
I - DO EVENTO
1.1 - Data e Local
O DESAFIO SERRAS VERDES TRAIL RUN será realizado no dia 09 de Setembro de 2018 (domingo), com largada às 8:00 hs, podendo participar qualquer pessoa de ambos os sexos, com largada e a chegada no Ginásio Poliesportivo Ivanildo Rodolfo Rodrigues “Zé do Ivo”, localizado na Rua 17 de Dezembro, nº 222, ao lado do “Campo do Renatão”, em Sapucaí-Mirim – MG.
Localização: https://goo.gl/maps/SB5rGw9NeAU2
Este evento, será a 2ª Etapa do Circuito MTR Mantiqueira Trail Running. Mais informações sobre o Circuito MTR, no item 5 deste regulamento.
1.2 - Percurso
O DESAFIO SERRAS VERDES TRAIL RUN será dividido em 3 modalidades individuais:
Percurso Longo: 21 km
Percurso Médio: 12 km
Percurso Curto: 6 km
Atenção: Percursos em Montanha (trail run), com trajetos em estradas de terra, campos gramados, trilhas, charcos, travessia de rios, pastos e vias públicas, contendo muitas subidas e descidas.
II - INSCRIÇÕES
2.1 - Valor da Inscrição:
1º LOTE: R$ 80,00 (oitenta reais).
Lote promocional para as primeiras 100 inscrições;
2º LOTE: R$ 90,00 (noventa reais).
Até dia 27/08/18 ou até atingir o limite de 400 inscritos;
3º LOTE: R$ 100,00 (cem reais).
Inscrições realizadas de 28/08/2018 até 31/08/2018 (apenas se não atingir o limite de 400 inscritos).
2.2 – Desconto e Condições Especiais
Para pessoas com idade superior a 60 anos: 50% de desconto do valor da inscrição no período que for realizada, acrescida da taxa de administração. Para efeitos de desconto para maiores de 60 anos, a idade a ser considerada, será a idade no ato da inscrição.
Equipes e Assessorias com mais de 10 atletas terão descontos especiais. Para ter direito ao desconto, os representantes das equipes e assessorias deverão entrar em contato com a organização do evento, através do e-mail: contato@acosm.com.br.
2.3 - Informações
As inscrições deverão ser realizadas pela internet, nos sites especializados em inscrições online de corridas que serão divulgados na página oficial do evento: www.acosm.com.br/desafio.
A organização poderá a qualquer tempo suspender ou prorrogar as inscrições, ou ainda, adicionar ou limitar o número de inscritos deste evento, em função de necessidade e disponibilidades técnicas e estruturais, por meio de comunicados no site oficial do evento: www.acosm.com.br/desafio.
A idade mínima para participação neste evento é de 16 anos para o percurso CURTO e de 18 anos para os percursos MÉDIO e LONGO.
A idade a ser considerada, obrigatoriamente, para os efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias é a que o atleta terá no dia 31 de dezembro de 2018. Para efeitos de desconto para maiores de 60 anos a idade a ser considerada, será a idade no ato da inscrição.
III - KIT DE CORRIDA
3.1 - Local e Horário para Retirada do Kit
A retirada do kit de corrida poderá ser realizada nas seguintes datas e horários:
- 08 de setembro de 2018 (sábado), das 16 hs às 20 hs no local do evento;
- 09 de setembro de 2018 (dia do evento), das 06 hs às 07:30 hs no local do evento;
3.2 - Retirada do Kit
Para retirada do kit, o atleta deverá estar munido do comprovante de pagamento original e documento de identificação com foto.
No momento da retirada do kit, o atleta deverá conferir seus dados pessoais, podendo solicitar a alteração em até 30 (trinta) minutos antes da largada. A Organização da prova está desobrigada a efetuar alterações cadastrais após a largada.
Um terceiro poderá retirar o kit do atleta, desde que traga uma autorização por escrito do referido participante, cópia do RG e o comprovante de pagamento original.
A utilização do número de peito e chip é obrigatório para todos os participantes do evento, sendo que não utilização ou a utilização de forma inadequada acarretará a desclassificação do atleta, isentando a organização na divulgação dos resultados.
A cronometragem e a classificação serão determinadas através do chip, pela passagem do atleta nos tapetes e/ou sensores de controle durante o percurso e no pórtico de chegada. Sem a utilização do chip ou utilizando de forma incorreta, não haverá classificação e registro do tempo. O chip deverá ser fixado na posição indicada no informativo específico entregue no momento da sua retirada.
O responsável por Equipes com mais de 10 (dez) atletas, poderá optar em retirar os kits de todos os integrantes da equipe de forma conjunta, para isso deverá solicitar este serviço, com antecedência mínima de 03 (três) dias da data do evento, mediante mensagem eletrônica ao e-mail: contato@acosm.com.br, informando o nome completo, modalidade e CPF dos atletas da equipe.
3.3 - Composição do Kit
O kit de corrida será distribuído a todos os participantes devidamente inscritos, e será composto de:
Número de identificação do atleta (número de peito) e chip de cronometragem, ambos de uso obrigatório;
Camiseta alusiva ao evento, de uso opcional durante o evento;
Eventuais brindes oferecidos pelos patrocinadores; Todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal e sem descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de "finisher".
IV - PREMIAÇÕES
4.1 - Premiação Percurso CURTO (6 km) Serão premiados com troféus os 5 (cinco) primeiros colocados na GERAL masculino e feminino. Não haverá premiação por categorias, no percurso curto.
4.2 - Premiação Percurso MÉDIO (12 km) e LONGO (21 km) Serão premiados com troféus os 5 (cinco) primeiros colocados na GERAL masc. e fem. dos percursos MÉDIO e LONGO. Não haverá dupla premiação. Serão premiados com troféus os 3 (três) primeiros colocados das categorias por faixa etária, dos percursos MÉDIO e LONGO, descritos abaixo: - 18 a 29 anos masculino / feminino - 30 a 39 anos masculino / feminino - 40 a 49 anos masculino / feminino - 50 a 59 anos masculino / feminino - Acima de 60 anos masculino / feminino As categorias serão definidas de acordo com a idade do participante no dia 31/12/2018.
4.3 - Premiação Maior Equipe
A equipe, com maior número de participantes inscritos receberá um troféu de honra ao mérito.
Para enquadramento na premiação de maior equipe, no momento do preenchimento do formulário de inscrição, os atletas deverão inserir o nome da equipe de forma idêntica.
V – DO CIRCUITO MANTIQUEIRA TRAIL RUNNING
5.1 – Das Etapas
O Circuito MTR Mantiqueira Trail Running será formado por três etapas: 1ª Etapa: Evento: Volta do Cruzeiro Cidade: São Bento do Sapucaí – SP Data: 12 de agosto de 2018 2ª Etapa: Evento: Desafio Serras Verdes Trail Run Cidade: Sapucaí-Mirim – MG Data: 09 de setembro de 2018 3ª Etapa:
Evento: Travessia Sapucaí-Mirim > São Bento do Sapucaí
Cidade: Largada em Sapucaí-Mirim/MG e Chegada em São Bento do Sapucaí/SP
Data: mês de novembro ou dezembro de 2018 (data a definir)
5.2 – Pontuação do Circuito:
Em cada etapa do circuito, o atleta acumulará do 1º (primeiro) ao 10º (décimo) colocado geral, em cada distância, masculino e feminino a seguinte pontuação:
1º colocado geral: 10 pontos
2º colocado geral: 9 pontos
3º colocado geral: 8 pontos
4º colocado geral: 7 pontos
5º colocado geral: 6 pontos
6º colocado geral: 5 pontos
7º colocado geral: 4 pontos
8º colocado geral: 3 pontos
9º colocado geral: 2 pontos
10º colocado geral: 1 ponto
A pontuação será acumulada para cada categoria geral (CURTO masculino e feminino / MÉDIO masculino e feminino / LONGO masculino e feminino).
Ao final do Circuito, os três primeiros colocados com a maior pontuação em cada modalidade serão premiados com troféu especial do circuito.
Não é obrigatória a participação nas 3 etapas para o ranking.
A pontuação obtida em uma modalidade, somente poderá ser utilizada naquela modalidade, exemplo: atleta participa da 1ª etapa no percurso CURTO e na 2ª Etapa no percurso MÉDIO, nesse caso, a pontuação não irá somar, ou seja, o atleta será pontuado separadamente em cada modalidade.
Em caso de empate na pontuação final do circuito, será considerado vencedor o atleta melhor colocado na 3ª etapa. Caso nenhum dos empatados tenham participados da 3ª etapa, será considerado vencedor o melhor colocado na 2ª etapa e caso persista, o melhor colocado na 1ª etapa.
Todos os atletas que participarem das 3 etapas do Circuito MTR (independente da colocação) serão premiados com um Porta Medalhas confeccionado especialmente para presentear os atletas que acompanharem as 3 provas.
VI - DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 - Entidade Organizadora
O DESAFIO SERRAS VERDES TRAIL RUN será organizado pela ACOSM - Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim / MG, em parceria com a equipe Mantiqueira Trail Running e Prefeitura Municipal de Sapucaí-Mirim / MG.
6.2 - Guarda Volume
Será disponibilizado aos participantes o serviço de guarda-volume. Este serviço será uma cortesia do evento.
Recomenda-se que não sejam deixados bens de valores, tais como: relógios, roupas ou acessórios de alto valor, equipamentos eletrônicos, de som ou celulares, cheques, cartões de crédito etc.
O Guarda Volume ficará à disposição das 06:00hs até o término da premiação.
O material deixado e não retirado no dia do evento, será mantido em posse da ACOSM, onde ficará à disposição do proprietário por 30 (trinta) dias. Caso o participante deseje o envio de seu material, deverá solicitar pelo endereço eletrônico: contato@acosm.com.br e poderá recebê-lo pelos Correios, mediante o pagamento prévio das despesas de remessa (envio, embalagem, seguros e outros).
6.3 - Desclassificação e Penalidades
Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na inscrição online. Caso haja fraude comprovada, o atleta será desclassificado da prova e responderá por crime de falsidade ideológica e/ou documental.
O atleta que durante a corrida alterar percurso, pegar carona, praticar atos antidesportivos, for flagrado jogando lixo na trilha, trocar de chip ou de número de inscrição, será desclassificado.
É proibido correr por lugares que não sejam as trilhas ou caminhos marcados pela organização.
Os atletas que descumprirem este regulamento ou praticar atos antidesportivos ou crimes ou atos infrancionais previstos na legislação vigente durante a realização do evento, serão denunciados a autoridade competente e ficarão automaticamente excluídos de participar de qualquer outro evento organizado pela ACOSM no período de 5 (cinco) anos.
6.4 - Apoio e Hidratação
No local da concentração da largada e chegada, estarão disponíveis banheiros, posto de hidratação e atendimento médico.
Haverá 3 (três) postos de abastecimento/hidratação durante o percurso LONGO, 2 (dois) postos de abastecimento/hidratação no percurso MÉDIO e 1 (um) posto de abastecimento/hidratação no percurso CURTO.
Recomenda-se que cada atleta leve consigo seu próprio recipiente (mochila, squeeze, copo, garrafinha, etc).
Os participantes deverão descartar eventuais lixos, copos plásticos ou qualquer outro objeto exclusivamente na área delimitada para descarte (devidamente sinalizada) ou próximo aos Staffs para facilitar o recolhimento, pois se trata de percurso em trilhas preservadas ambientalmente.
6.5 - Direitos de Imagem
Ao participar deste evento, o atleta cede todos os direitos de utilização de sua imagem (foto e vídeo), inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos a televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia, em qualquer tempo.
Ao se inscrever neste evento, o participante disponibiliza seus dados e autoriza os organizadores, patrocinadores, apoiadores e parceiros, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala-direta ou qualquer outro tipo de correspondência referente ao evento.
6.6 – Comunicação Oficial
Considera-se como meio oficial de comunicação de novidades do evento, a página www.acosm.com.br/desafio e a fanpage no facebook www.facebook.com.br/desafioserrasverdes.
O participante deverá consultar periodicamente o site e página do facebook, a fim de estar informado das novidades e possíveis modificações ou imprevistos.
O e-mail da organização é contato@acosm.com.br. Recomendamos que seja colocado entre os contatos como um endereço seguro, para conseguir receber todos os e-mails da organização.
6.7 - Considerações Finais
A Organização solicita extrema atenção aos atletas, às chamadas do sistema de som na área de largada para eventuais ajustes nos respectivos horários de largada e informações importantes.
Não haverá pagamento de cachê de participação para nenhum atleta.
Os participantes deverão observar e tomar cuidado com os desníveis e obstáculos naturais que possam existir no percurso em razão de ser um evento estilo TRAIL RUN. O percurso será sinalizado com fitas de marcação e placas de sinalização, e passará por estradas de terra, campos gramados, trilhas, charcos, travessia de rios, pastos e vias públicas.
O atleta declara estar em condições físicas e de saúde para disputar este evento, e isenta os organizadores de qualquer responsabilidade por qualquer dano que venha a sofrer durante e depois do evento.
Os atletas premiados com troféu, que por algum motivo não puderam aguardar para ser premiado, poderão retirar o respectivo troféu em até 30 (trinta) dias após o evento, juntamente com o Presidente da ACOSM – Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim/MG, mediante prévia solicitação no endereço eletrônico contato@acosm.com.br ou requerer o envio pelos correios através de pagamento da postagem.
Sempre que solicitado o atleta deverá apresentar seu documento de Identidade para dirimir duvidas. O atleta que decidir abandonar a prova, fica obrigatório notificar o STAFF ou posto de controle (PC) mais próximo ou a equipe de resgate, e não poderá passar pelo tapete de chegada.
Recursos contra a divulgação do resultado, deverão ser direcionados a Comissão Organizadora em até 15 minutos após a divulgação impressa no dia do evento.
Qualquer outra reclamação de ordem técnica, que não seja relacionada ao resultado, somente será aceita se formalizada no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas após a realização do evento, no endereço eletrônico contato@acosm.com.br.
O posicionamento escolhido pelo atleta na largada, é de única e exclusiva responsabilidade do mesmo, não havendo pelotão especial para elite.
Ao inscrever-se, o participante assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente este Regulamento, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedora de seu estado de saúde e assumindo as despesas de transporte, hospedagem, alimentação e seguros ou quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação na prova, antes, durante e depois da mesma.
Os resultados de todas as modalidades do evento serão publicados de forma impressa no dia do evento e na internet 24 (vinte e quatro) horas após o evento no site: www.acosm.com.br.
Todos os atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova, pois a ORGANIZAÇÃO não se responsabilizará pela saúde dos mesmos.
A organização, se reserva o direito de alterar trechos do percurso e/ou alterar o horário da largada a qualquer momento se porventura a organização entender que o mau tempo apresenta riscos aos competidores e staff envolvidos, ou ao meio ambiente. Dúvidas ou informações técnicas poderão ser solicitadas exclusivamente através do e-mail contato@acosm.com.br, para que seja registrada e respondida.
A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver todos os casos omissos neste regulamento e promover retificações no mesmo, mediante publicação no site www.acosm.com.br.
Regulamento publicado em 15 de junho de 2018 e alterado em 05 de julho de 2018.
Obs: foi alterada a data do evento (inicialmente seria dia 08/09/18 – sábado e passou para 09/09/18 - domingo)
Organização:
ACOSM – Associação de Corredores de Rua de Sapucaí-Mirim – MG
Mantiqueira Trail Running
Parceria:
Prefeitura Municipal de Sapucaí-Mirim - MG